As Aplicações da Matemática aos Negócios!

Como a Matemática Deveria ser Aplicada Eficientemente aos Negócios?

Muitas vezes os gestores, administradores, gerentes e proprietários das empresas, corporações e demais setores das atividades comerciais usam os recursos da matemática e nem se dão conta desses procedimentos. Acertar ou se dar bem nos negócios é o desejo de todos nós, sejamos administradores, investidores, comerciantes e demais envolvidos com as atividades e as principais tarefas desses empreendimentos. Todos nós, que buscamos sucesso na vida empresarial, precisamos ficar atentos a tudo que envolve essa atividade. Ainda mais quando atuamos em tempos de crises, em que as pessoas buscam reduzir custos, compram menos artigos e bens de consumo, ou investem muito poucos recursos, pois as necessidades são minimizadas nesses tempos de crise na economia. Sabemos que muitas pessoas buscam encontrar um empreendimento que lhes deem independência financeira e qualidade de vida, buscando uma empresa para essa finalidade, uma franquia, uma representação comercial ou trabalhar em um ramo de negócio que seja rentável e que assim possa se realizar profissionalmente.

Ninguém quer investir tempo e dinheiro num negócio que não traga bons resultados num determinado espaço de tempo. Nesse contexto é que precisamos levantar dados, fazer pesquisas, analisar dados, e isso só é possível com o apoio de cálculos precisos, incluindo os gráficos estatísticos presentes na nossa tão discutida matemática. Deixamos bem claro que existem outros fatores que também devem ser analisados e avaliados para obtermos êxito nesse propósito. Para empreender nas cidades, além de saber muito bem aquilo que se deseja empreender, temos que avaliar o potencial que esse local proporciona, ainda é preciso entender quais são as oportunidades disponíveis, identificando aquelas que são necessidades dos moradores, desvendando evidentemente as áreas da cidade mais carentes, assim como identificar quais são as limitações de infraestrutura e de outras carências no local. Por exemplo, de nada adianta abrir um grande shopping num lugar com poucos habitantes isoladamente, pois não existe público condizente com esse empreendimento comercial. Evidentemente é preciso saber a renda média dos habitantes, a quantidade de empresas fornecedoras, os concorrentes, assim como do perfil dos futuros clientes, etc. Entender o que vem pela frente e fazer uma boa leitura do futuro é uma vantagem de negócio e que nos indica os caminhos a seguir, ainda mais quando vamos atuar nas cidades menores.


Devemos encarar os conceitos da Matemática, não como uma fonte de milagres que vai lhe trazer lucros e felicidades nos empreendimentos, mas como sendo apenas mais uma ferramenta de apoio, que vai lhe fornecer informações úteis com mais objetividade e maior dinâmica. Ela deve sempre nortear as tomadas de decisões, indicando os melhores caminhos para obtermos sucesso em nossas decisões e possíveis mudanças a serem implementadas.

Atualmente estamos inseridos num mercado complexo e cada vez mais competitivo, onde faz se necessário ter conhecimentos, para as diversas tomadas de decisões para fortalecer e colocar produtos adequados e eficientes e assim fortalecer nossas empresas e o empreendimento focado em nossos projetos.

Em primeiro lugar todo empreendedor deve conhecer o mercado, dominando o seu produto e o ramo em que deseja atuar. Existe muitas maneiras de avaliar isso, fazendo um plano de negócios eficiente, buscando apoio em instituições de apoio como Sebrae, entre outras. Isso significa que o empreendedor deve buscar os números do mercado, sabendo que seu produto deve ter um custo e um lucro mínimo para garantir sucesso do negócio. Deve ainda ter um capital de giro para se manter, uma vez que muitos negócios demoram algum tempo, como meses, anos, etc. para se firmar no mercado. Fazer uma pesquisa de mercado, avaliando local, perspectivas de vendas dos produtos, etc. é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento. A matemática nos ensina a analisar a realidade com dureza, assim como estudar os fatos, segui-los aonde quer que levem fomentando a capacidade de inovação e muitas vezes libertando de preconceitos comerciais que travam os negócios.

Vejamos um exemplo bem simplificado de uma aplicação matemática. Podemos citar uma equação, onde o lucro de uma empresa é dado por L, enquanto que o custo total é C e as vendas totais por V. Então teremos que: L = V - C. Assim se todas as vendas num determinado período, atingiu o valor de R$ 100.000,00, enquanto que os custos totais com os produtos ou serviços atingiu o valor de R$ 80.000,00. Nesse caso teremos um lucro bruto de 20.000,00. Assim, nossa equação ficaria da seguinte forma: L = 100.000,00 - 80.000,00 → L = 20.000,00.

Finalizando, conhecemos alguns empreendedores menos avisados, que se iludem ou que não fazem os cálculos com eficiência, vendendo seus produtos com uma margem de lucro tão baixa que muitas vezes não cobre as despesas e os custos de produção. E isso, a longo prazo pode levar o negócio a falência. Mas, claro se o comerciante quer atrair mais clientes e trabalha numa rede com muitos produtos, como por exemplo, no ramo de supermercados, ele pode vender alguns produtos com uma margem baixa ou até mesmo sem lucratividade e ganhar com a venda em quantidade maior dos demais produtos e assim aumentar as vendas e evidentemente seus ganhos.

CONCLUSÃO!





Nesse artigo podemos perceber que a matemática está presente constantemente nos negócios sejam das empresas, indústrias, bancos, e demais corporações. Saber utilizar desse recurso é um fator imprescindível que pode alavancar o negócio, possibilitando ganhos e eficiência inegáveis. Mas não é somente nesses setores que ela é utilizada. Se o leitor pesquisar verá que toda tecnologia hoje disponível traz muitos conceitos da matemática inclusos. Alguns dizem que toda tecnologia e aplicações que encontramos por exemplo no aparelho celular são aplicações envolvendo inteiramente a matemática. E com todos esses avanços, contidos nesses produtos, isso certamente vem possibilitando ao mercado um desenvolvimento nunca visto antes. Por isso futuramente veremos ainda muito mais recursos, os quais sempre são bem vindos, notadamente quando eles beneficiam a todos nós. 

Não é só nos negócios comerciais, mas em quase todos os demais ramos de atividades, encontramos aplicações da matemática, tais como, na Medicina, Engenharia, Arquitetura, Indústria, entre outros.

Espero que tenham gostado desse artigo e que nos ajude a divulgar a todos amigos e pares. Para isso compartilhe esse trabalho, usando os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final desse texto.


Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer