Estudo da Matemática em Tempos de Coronavírus!

O estudo da matemática em função do isolamento social associado ao coronavírus

Durante esse período de isolamento e de afastamento social proposto pelos governantes e da comunidade da saúde, aproveite para estudar e aprimorar seus conhecimentos na matemática. Os gestores da saúde e demais órgãos de controle do governo vêm adotando ações que envolvem todos nós, inclusive os professores e alunos, os quais se afastaram das atividades didáticas presenciais e porque não dizer também causados pelas incertezas desse vírus chamado coronavírus, que vem ocasionando uma das maiores crises na saúde e na economia brasileira e também em nível mundial sem precedentes. Dessa forma, nesse período de isolamento, muitas pessoas estão procurando formas de se instruir, assim como de se entreter e voltar a estudar, buscando novos e antigos projetos em suas casas, tais como fazer uma faxina nas suas gavetas, ler ou reler um livro antigo, entre outros afazeres fruto de suas escolhas. 
Informamos que a doença associada a esse vírus foi batizada de covid-19 e que trata-se de uma nova doença epidêmica altamente contagiosa que infelizmente está provocando mudanças em nossos comportamentos sociais, sendo que deveremos permanecer isolados em nossas casas em quarentena até que nossas autoridades da área médica acharem necessário. Nesse contexto, sugerimos o estudo a distância, ou até mesmo buscando artigos em livros físicos ou em blogs educativos, tanto da matemática, quanto de outros ramos da ciência de forma lúdica, como atividades alternativas de preparação escolar, profissional, para relaxamento e de preenchimento saudável do seu tempo ocioso. E dessa forma, aprendendo e se planejando para voltar as suas atividades laborativas e estudantis mais preparados para reiniciar novamente as funções cotidianas.

Esteja certo de que, infelizmente muitas pessoas perderão seus empregos e até mesmo terão dificuldades para realocação, porque algumas empresas certamente terão problemas financeiros e levarão um certo tempo para se reorganizar, sendo que aquelas pessoas que estiverem mais preparados, certamente terão menos dificuldades em reassumir ou assumir novos postos de trabalho e aqueles estudantes melhor preparados terão mais facilidades e oportunidades de aprendizado. Esses profissionais e estudantes mais atentos a essas mudanças estão se preparando adequadamente para essas transformações que certamente ocorrerão, e se adaptarão com maior facilidade para reiniciar suas atividades, incluindo novos projetos, reiniciando seus estudos e assumindo seus postos de trabalho no futuro próximo.

Por outro lado, acreditamos que a matemática pode ser uma grande aliada para todos nós que estamos preocupados com essa situação específica, como os especialistas, médicos, e até por alunos da área médica que estão sendo convocados para ajudar a conter essa grave pandemia. Salientamos ainda que todos profissionais envolvidos já citados, inclusive professores devem ser orientados e treinados para oferecer o suporte necessário, visando o combate efetivo desse vírus. Se sabermos utilizar eficientemente da internet e das redes sociais, com o objetivo de informar e ensinar a distância, podemos ajudar nossa população a se precaver eficientemente, se livrando dos males que estamos expostos nesse momento tão inseguro em que ainda não temos a cura e nem uma vacina para coibir os problemas advindos, principalmente da pneumonia que pode afetar aqueles que se contaminarem com esse vírus causador da epidemia. Nossa educação, tais como escolas e algumas universidades brasileiras e do mundo inteiro também estão se preparando para ensinar a distância, sendo que até mesmo poderia cobrir todo material curricular, desde o ensino fundamental até o fim do ensino médio e superior. Então, temos que reinventar as formas de ensinar e usar essa ferramenta tecnológica que esses jovens têm muita facilidade em lidar, ou seja aprender usando do celular e do computador para atingir esse objetivo imediato. Contudo, os professores e profissionais das escolas terão que se adaptar e adotar novas formas de ensinar, aprendendo por exemplo a gravar uma vídeo-aula, propondo atividades usando plataformas EAD de ensino a distância, etc.

Frisamos que é na modelagem matemática que construímos projeções e probabilidades sobre a contaminação e disseminação desse vírus que causa essa doença, analisando o número de infectados, a porcentagem de mortes e ainda pode simular as intervenções mais eficientes para proteger a vida da população. Especialistas estimam que os sintomas dessa doença Covid-19, surgem em 4.4 dias em média, enquanto a gripe em 2.8 dias e o Sarampo, em 11.7 dias. Dessa forma podemos afirmar que é um vírus altamente contagioso que pode afetar um grande número de pessoas em curto espaço de tempo. 

Dessa forma, nesse período de quarentena que fora implementado pelo governo, todos nós teremos um tempo suficiente para se informar e assim se proteger, lendo materiais e conteúdos sérios sobre as formas de contaminação entre outros conteúdos diversos, adotando hábitos saudáveis para sairmos dessa mais fortalecidos e saudáveis porque nunca se falou tanto em proteção e atitudes humanitárias como agora. 

Veja que, mesmo em nosso modesto blog, que foca conteúdos relacionados com os números e a matemática, nossos leitores vão encontrar muitos conteúdos nesse sentido, tais como quebra-cabeças e outras atividades que podem ajudar os leitores, alunos a aprenderem os conteúdos da matemática, utilizando-se de jogos e outros tipos de brincadeiras didáticas saudáveis e divertidas, com o objetivo de entreter, mas também de ensinar, sempre com uma linguagem simples e descomplicada.


Considerações sobre o covid-19 numa visão educacional

Atualmente nossos meios de comunicações tais como os jornais, revistas, rádio, tv, a internet e principalmente as redes sociais têm inundado exaustivamente a todos nós sobre essa doença altamente contagiosa, sendo que devido sua gravidade e sua capacidade impressionante de propagação foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pandemia, atingindo todos os continentes da terra. Como dissemos a doença é de facílima transmissão e seu histórico na Europa demostra que devemos levar muito a sério os procedimentos para bloquear a disseminação desse vírus, em busca de evitar um colapso no sistema de saúde.

Então devemos nos esforçar muito para obtermos o máximo de isolamento e somente sairmos de casa para atividades essenciais que requerem nossa presença física, tais como fazer compras em supermercados, farmácias, padarias, etc. Vemos uma mobilização que merece aplausos e nosso respeito, absorvendo membros de áreas tão diversas, principalmente da saúde especificamente da epidemiologia, herpetologia, estatística e engenharia, entre outros que se uniram em uma força-tarefa contra essa tão grave pandemia.

Esforços nunca vistos antes tem se intensificado para a arredação de recursos a serem utilizados no combate efetivo dessa doença que assola principalmente os mais idosos, ou seja pessoas com mais de 60 anos e aqueles que sofrem de algum tipo de doença pré-existente, como asma, bronquite, pessoas diabéticas, doenças do coração, entre outras. Esse vírus ataca principalmente o pulmão, por isso pode ser considerado grave, podendo causar pneumonia e ser fatal em alguns casos específicos. 


Ainda não existe vacina para imunizar as populações mas verificamos um grande esforço de muitos países nesse sentido, inclusive do Brasil e quem sabe em pouco tempo teremos boas notícias para ficarmos mais aliviados quando entrarmos em contato com o vírus.


Nesse contexto, muitas universidades e órgãos de pesquisas tem investido fortemente alocando recursos vultosos para encontrar, num curto espaço de tempo, essa vacina ou algum medicamento seguro que possa curar ou amenizar o sofrimento dessas pessoas que forem contaminadas com esse vírus.



Esse vírus altamente transmissível, que se originou na China especificamente na cidade de Wuhan onde a temperatura média é de 17,2  °C que é um dos países mais populosos do mundo, e se espalhou rapidamente para os demais países, chegando até nós desde janeiro desse ano, segundo dados do ministério da saúde. Os dados são alarmantes e no Brasil já temos mais 10 mil infectados e mais de 430 mortes já computadas até início de abril de 2020. Sabemos que a cada dia surgem novos casos e por isso esses números serão bem maiores quando nosso leitor estiver lendo esse artigo.


Veja dados interessantes sobre essa doença no Brasil

Estimativa de crescimento da Covid-19 no Brasil — Foto: Eduardo Pierre/G1

Analisando esses dados com cuidado, podemos perceber que trata-se de uma curva com crescimento irregular que pode atingir o pico máximo em poucos dias, ou até mesmo ter um crescimento exponencial indefinido, caso não continuem as medidas de distanciamento e da quarentena social que foram adotadas pelo governo brasileiro. O comportamento dessa curva como frisamos é muito imprevisível e depende das ações que nosso governo e a população poderá adotar nos próximos dias e semanas ou períodos específicos caso seja necessário maiores isolamentos das populações expostas.

Veja como o Brasil vem se comportando após 50 testes positivos para o coronavírus.

Curva de contágio do coronavírus no Brasil repete a de países ...

Analisando o gráfico, vemos que trata-se de um crescimento semelhante a uma exponencial e percebemos que ainda não atingimos o pico da pandemia, sendo que a tendência é de que uma vez atingida, os casos poderão se estabilizar num patamar específico. No caso particular da China, isso se deu num patamar de pouco mais de 50.000 casos positivos. Mas em nosso caso, se seguirmos essa tendência, podemos estabilizar em torno de 30.000 casos positivos. Claro que são suposições e dependem muito das ações implementadas pelos agentes da saúde e do comportamento da população em adotar essas determinações estipuladas.

Atualmente nosso comércio de atividades não essenciais e nossas escolas estão fechadas, assim como outras empresas nessas mesmas condições, para que a pandemia e esse vírus não se espalhe de forma rápida, e que cause danos mais graves a nossa população. Mas todos nós, principalmente de idosos com mais de 60 anos e aquelas pessoas portadoras de baixa imunidade também devem fazer sua parte, permanecendo em suas casas e adotando hábitos saudáveis de higiene pessoal para que o vírus não se espalhe e os atinja, podendo deixar sequelas e levar inclusive levar a morte.

Principais consequências da pandemia causada pelo coronavírus! 
Mesmo após a passagem desse período crítico de contágio viral do coronavírus, que pode se estender até o mês de maio e junho, segundo afirmaram alguns especialistas da saúde, ainda assim teremos que nos manter vigilantes, caso não encontremos uma vacina ou uma solução viável para eliminar essa pandemia.

Segundo pesquisas e estudos de alguns especialistas sobre a covid-19 e cujos resultados foram publicados na revista "Science" em 14 de abril desse ano, desenvolvidos por cientistas da Universidade Harvard (Estados Unidos), as medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus podem se estender até o ano de 2022, caso não seja possível desenvolvermos uma vacina eficaz ou um tratamento adequado, que sejam capazes de conter essa doença aqui mencionada.

E, mesmo se houver uma eliminação aparente da doença, as autoridades competentes, ainda assim terão de monitorar o controle do coronavírus até o ano de 2024, indicam os cenários apontados pelos pesquisadores. Mas de acordo com nossa opinião, teremos de conviver com esse vírus por muito tempo, fazendo nossa tarefa de casa, ou seja higienizando as mãos, controlando e tratando adequadamente os contaminados e fazendo uso de uma vacina periodicamente, caso seja necessário e caso seja encontrada essa solução no futuro. 

CONCLUSÃO









Percebemos que o comportamento da curva e do gráfico, com os dados da pandemia, vão crescer até um pico e acreditamos que, a partir desse ponto máximo, a tendência é de que ele decresça ao longo do tempo. O tempo que isso vai demorar depende muito dos hábitos da população, uma vez que acreditamos que, quanto mais a exposição ao vírus, o tempo pode ser menor e será maior as necessidades hospitalares, com mais pessoas debilitadas e necessitando de cuidados médicos especiais. E em caso oposto, a curva vai crescer até esse mesmo pico, porém em maior tempo, causando menos transtornos hospitalares. Mas isso só será possível se ocorrer mudanças profundas e significativas no comportamento das pessoas, mantendo-se isoladas e se protegendo adequadamente para que não ocorra uma contaminação exacerbada em curto espaço de tempo. No Brasil infelizmente os dados são muito imprecisos, tendo em vista pouco número de testados e mesmo até as mortes por covid-19 encontram-se distorcidas. Por isso,  as informações imprecisas impactam negativamente as formas eficientes de combate a essa temível doença contagiosa. Acho que se a gente focasse mais em testar a população em massa, poderíamos saber de antemão quem são os infectados e colocá-los isolados em quarentena, para que esses não contamine os demais principalmente os idosos e pessoas com problemas de saúde. Parece que toda população, ficando em casa sem saber se tem alguma pessoa próxima infectada dentro da residência, muito pouco ajuda em resolver o problema epidemiológico e pode até piorar pois certamente vai contaminar toda família em quarentena. Mas parece que nosso governo não vê por esse lado e prefere aguardar os acontecimentos futuros.


Na nossa modesta visão, essa pandemia poderá promover no futuro algumas profundas transformações e mudanças, na áreas educacionais, comerciais, culturais e quem sabe, também provocar alterações no comportamento social, principalmente daqueles que sempre foram contrários ao ensino a distância, por razões diversas, provocando discussões acerta da educação online, quiças mais efetiva e eficiente. Esses educadores contrários sempre alegaram que as crianças não teriam o convívio necessário para aprenderem a conviver socialmente. Mas não é somente no cenário educacional que surgiram mudanças pós pandemia. Deixamos algumas indagações prevendo algumas transformações, tais como: será que o ramo de turismo não será afetado, analisando que centenas de pessoas poderiam se aglomerar, por exemplo em uma viagem num navio de cruzeiro ou dentro de um avião? Será que depois dessa pandemia, deixaremos de frequentar ambientes aglomerados de pessoas, com como grandes eventos musicais, shopping center lotados de pessoas que nem conhecemos? E aquela livraria próxima de escolas, será que continuará faturando, se o ensino se transformar e continuar online, pós pandemia? Agora temos que trabalhar em casa por home office, poupando tempo e espaço físico nas empresas, reduzindo gastos com espaços em prédios comerciais por exemplo. Será que aquela empresa ou corporação que mudou seus hábitos e teve grande retorno financeiro, vai se interessar e retornar ao modelo antigo? Certamente levará um tempo considerável para obtermos essas respostas e acreditamos que nossa economia nunca mais volte a ser a mesma como era anteriormente.   

Por outro lado, os números e a matemática pode nos ensinar muito em dias tão preocupantes de nossas vidas, pois pode nos apontar soluções eficientes utilizando-se de previsões, considerando planilhas, gráficos e as probabilidades calculadas sobre os avanços que já temos sobre essa pandemia e dessa maneira nos informando de forma segura, assessorando a medicina, sobre a melhor forma de enfrentarmos essa temível pandemia. Muitos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de outras Universidades indicaram que o número de casos está dobrando no país a cada 2,5 dias. Dessa forma podemos observar que o avanço da pandemia do coronavírus está atingindo as pessoas de uma forma assustadora, sendo essa doença considerada uma das mais rápida formas de disseminação nos últimos 100 anos, e isso requer de todos nós muitos cuidados, como o distanciamento social, o regime da quarentena, sempre higienizando corretamente as mãos, utilizando-se de máscaras em situações específicas e ficarmos em casa para contermos o avanço da doença e amenizar a sobrecarga que poderá atingir os hospitais brasileiros, caso a pandemia se propague rapidamente contagiando muitas pessoas em curto espaço de tempo. 

Outro fato que consideramos grave é que essa pandemia está gerando um crise financeira mundial gravíssima porque as pessoas e empresas não podem exercer as suas atividades normais e nesse período estão ficando fechadas sem operar seus negócios, o que poderá gerar uma recessão mundial sem precedentes, podendo ocasionar infelizmente um período com previsão de muitas demissões e alto níveis de desemprego, embora os governantes tenham se esforçado para  evitar tais distorções. E mesmo, após o passamento desse grave crise, haverá falta de dinheiro e de recursos para voltarmos ao patamar em que ficamos retidos. Mas acreditamos que vamos aprender muito com essa pandemia, ou seja sermos mais eficientes, gastando e vivendo com menos recursos financeiros. As empresas terão novos métodos para vendas de seus produtos, utilizando-se mais efetivamente das redes sociais para gerar maiores faturamentos, ou seja funcionando com maior agilidade e colocando produtos com menores custos e até mais eficientes e competitivos no mercado brasileiro. Esses números demostrados nas estatísticas podem estar subestimados, uma vez que muitas pessoas não estão sendo testadas e podem estar contaminadas com esse vírus, inclusive muitas mortes causadas pelo covid-19 vem sendo contabilizadas indevidamente como causas a distúrbios ligados a infecções respiratórias por razões diversas e certamente podem estar associadas com essa terrível doença. 

Por outro lado, acreditamos que as pessoas no futuro estarão mais solidárias e unidas, aprendendo a valorizar mais a saúde, ganhando novos hábitos salutares de prevenção e higiene pessoal. Só aprendemos a valorizar um abraço, por exemplo quando não podemos fazê-lo e assim acreditamos que muitas pessoas irão se confraternizar, inclusive valorizar, por exemplo a liberdade de poder se locomover nas praças, shopping e cidades sem o medo e a insegurança gerada por essa temida pandemia, que trouxe uma crise de valores sem precedentes. 

Será mesmo que no futuro próximo, as relações de consumo serão afetadas, tendo em vista que, por exemplo, numa loja os clientes estarão mais atentos a fatos como higiene e outros cuidados com a contaminação e poderão não se sentirem seguros ao experimentar peças de vestuário ou mesmo com outros produtos compartilhados em outros tipos de comércios e serviços diversificados? Fica essa indagação ao leitor que, se quiser pode deixar seu comentário logo abaixo, que teremos prazer em divulgar aos demais leitores do Blog. 

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares para que esses também possam se informar desses fatos ora comentados. Se quiser comentar para discordar, elogiar, ou mesmo acrescentar algum fato relacionado com essa pandemia, peço que se utilize do espaço para comentários ao final do artigo.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio ao nosso modesto blog educativo.
Aqui a Matemática é Simples e Descomplicada!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer