A Educação em Tempos de Pandemias!

Todos nós estamos vivendo momentos de apreensão e de adaptação a uma nova ordem para a saúde global, social,  e econômica, enfrentada após todas mudanças impostas por essa pandemia que começou no início de 2020 e se estende até esses dias de 2021. E ainda mais especificamente, todos os educadores, professores e gestores educacionais que cuidam do ensino e da educação, dos nossos educandos. As formas de educar e ensinar vêm se transformando profundamente e, sofrendo muito com essa fase nefasta que estamos atravessando nesse momento. Para superarmos esse momento específico, faz-se necessário promovermos algumas mudanças nas formas de aprender e ensinar. E isso, atinge não só a educação, mas todos os setores da sociedade, causando transtornos seja para as escolas, empresas, professores, pais e principalmente para os nossos alunos. As empresas e o comércio, de uma forma geral, tiveram que se adaptar as compras e vendas online, os trabalhadores das empresas promovem as atividades laborais de suas casas, ou seja o chamado home office, etc. 

Dessa forma, o processo didático-pedagógico também terá que se adaptar para essa nova ordem. Claro que esse processo é lento e vem causando desafios nunca visto antes, mas temos que nos reciclar e encarar isso com a devida atenção, pois não sabemos quanto tempo teremos que suportar e até mesmo convivermos com esse vírus futuramente.  Se nada for feito e, se isso perdurar por muito tempo, tal situação poderá nos levar a um vácuo na formação desses alunos e futuros profissionais em nosso pais e também em muitas partes do mundo. O que os educadores e nosso governo deveria saber é que essas crianças e alunos têm direito ao aprendizado escolar, garantido de acordo com nossa constituição. Portanto, dar continuidade ao ensino, também em situações emergenciais é algo a ser encarado pela escola e seus gestores. Apesar dessas dificuldades enfrentadas, muitas vezes por questões de acesso, falta de estrutura, desigualdades entre as classes sociais envolvidas nesse processo e das limitações, ainda assim devemos atuar para entregar o aprendizado esperado pela nossa sociedade.

Atualmente, o ensino da forma tradicional, com aulas presenciais e com os mestres em sala de aula de forma física, foram substituídas para a modalidade de ensino a distância (EAD), fazendo com que os professores e alunos terem de se adaptar rapidamente a um aprendizado a distância, utilizando-se de celulares, computadores, tablets entre outras tecnologias de comunicação e troca de informações. Assim, as escolas se tornarão certamente, no futuro próximo, verdadeiras produtoras de conteúdos escolares, a serem exibidos em aulas online, buscando cativar e aproximar educador e educando. 

O maior problema enfrentado pelos educadores é que muitos dos seus alunos não têm acesso às mídias digitais, seja por falta de recursos financeiros ou até mesmo por problemas tecnológicos. Segundo dados estatísticos publicados pela UNICEF, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, ainda não têm acesso à internet em casa. Isso deverá ser resolvido com a alocação de recursos por parte dos nossos governantes o mais rápido possível, se quisermos avançar nesse processo de educação focado numa internet de qualidade.

Hoje a matemática, que estuda os números estatísticos e probabilísticos, tem sido vista por muitos órgãos do governo, notadamente da saúde, como de grande valia para a tomada de decisão, visando o enfrentamento dessa terrível pandemia provocada pelo vírus coronavírus que é o causador dessa doença conhecida como covid-19. Você já pensou o que será de toda nossa sociedade se esses novos alunos não estudar e aprender esses conteúdos. Claro que outras disciplinas são igualmente necessárias e merecem o devido destaque no aprendizado escolar. 

Já mencionamos, logo no início da pandemia, que a melhor forma de combater esse mal seria fazer o teste no maior número possível dos habitantes e isolar os positivados, com maior seriedade e determinação, inclusive fechando nossas fronteiras para evitarmos ainda mais o contato com possíveis portadores. Agora que já temos a vacina, talvez a melhor estratégia, seja vacinando aqueles que estão mais expostos, como os trabalhadores, professores e agentes públicos da comunidade. O uso de máscaras e o distanciamento social também são boas formas de proteção, mas elas por si só, são insuficientes para acabar com esse mal. Vemos metrôs e ônibus lotados, expondo pessoas e trabalhadores que são obrigados a se exporem em razão de seus afazeres, seja pelo ganho de seus sustentos ou de outras questões para esses deslocamentos. Talvez se o critério da vacinação atingissem essas pessoas, notadamente não teríamos esses números elevados de mortes e contaminados diariamente. É claro que outras ações serão necessárias para controlar a pandemia e certamente estão associadas a busca por maior número de vacinas, maior estoque de medicamentos necessários para suprimentos aos hospitais e clínicas médicas, entre outras ações que irão nos ajudar nesse propósito. 

NOSSA OPINIÃO!


Na nossa modesta opinião, é preciso planejar melhor o ensino online, procurando solucionar todas questões citadas e para que esses desafios e as crises encontradas sejam sanadas. Os problemas e as soluções, envolvendo muitas das questões citadas, como falta de tecnologias adequadas, desinteresse dos alunos pelas mudanças, talvez sejam resolvidas buscando apoio de todos os envolvidos nesse processo e uma nova postura na aprendizagem. Um dos maiores desafios que poderemos encontrar será conviver com essa ausência e com os problemas tecnológicos, encontrados tanto das escolas, como nas casas dos alunos. Sem o apoio dos pais, dos responsáveis, dos governantes, incentivando o aprendizado e investindo na compra desses equipamentos necessários, tais como entregar uma internet rápida e de qualidade, subsidiando a compra de equipamentos tecnológicos para todos envolvidos nesse processo, não obteremos sucesso nessas ações propostas.

Dessa forma, teremos que nos adaptar e conviver por algum tempo com essa situação atípica. Talvez a melhor solução seja buscando uma escola e o aprendizado hibrido ou seja aulas presenciais e pela internet, envolvendo alguns conteúdos melhor adaptados para essa modalidade de aprendizado. Hoje a família vem sendo de importância vital para que ocorra de forma satisfatória o aprendizado escolar, acompanhando seus filhos e alunos nas atividades didáticas cotidianamente.

Se você gostou ou tiver alguma ideia e quiser expor suas propostas e sua opinião, deixe seu comentário no espaço abaixo que teremos prazer em publicar. Faça nosso conteúdo circular pela rede, compartilhando esse link com seus amigos e pares. Certamente isso ajudará outros leitores interessados nesse artigo. Desde já agradecemos a visita e sua leitura.

Grande abraço!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer