Aplicações dos Números da Matemática na Saúde!

Quando ficamos doentes e visitamos nosso médico, nutricionista ou qualquer outro profissional de nossa confiança, nem imaginamos que os números e outras aplicações da Matemática se fazem presentes nessa visita. Para prevenção de muitas doenças e enfermidades,  ou mesmo naquele check-up médico anual, além dos exames e demais procedimentos, sabemos da importância também da alimentação e do nosso estilo de vida cotidiano. Os exames são exibidos e os números apontados nas planilhas e relatórios indicam como estamos em relação aos aspectos normais naquele momento de nossa vida. Então, com base em possíveis anormalidades, podemos saber de antemão a predisposição para contrair alguma enfermidade ou ainda, caso já estejamos doentes, virmos iniciar um tratamento de saúde, ou a controlar os sintomas, corrigindo eventuais distorções apontadas. 

Muitos profissionais, com base nos resultados colhidos nos exames, sugerem aos seus pacientes, iniciarem um também um tratamento de saúde preventivo. Também os nutricionistas, sabendo de antemão que seu paciente tem falta ou goza do excesso de alguns nutrientes, podem indicar suplementos ou alimentos para repor essas deficiências detectadas ou sugerir o controle de alimentação a seu critério. Mas, voltando a falar dos exames, podemos inferir certas considerações sobre a análise feita pelos laboratórios de análises. 
 
Nesse contexto, o médico vai indicar uma gama de exames médicos de seu interesse para complementar um diagnóstico investigado. Assim, o paciente se dirige ao laboratório que irá colher alguns materiais, tais como sangue, urina, saliva, fezes, plasma, etc. e vai realizar os exames solicitados, e posteriormente apresentar os dados resultantes dessa investigação. Nosso objetivo  é entender e saber como anda nossa saúde ou conhecer o mal que nos aflige. Dessa forma, com base nos resultados dos exames, o médico ou profissional da saúde vai sugerir um tratamento preventivo ou mesmo iniciar um tratamento pontual para corrigir eventuais anormalidades.

Porém, nem imaginamos que o nosso corpo é o resultado direto da nossa alimentação, da forma como agimos, pensamos e cuidamos do nosso corpo físico. O que precisamos saber é que nosso corpo é formado principalmente por água, sangue, ossos, cartilagens, pele, tecidos, órgãos, entre outras matérias e que é regulado por muitas leis presentes em nosso cotidiano, tais como da química, da física e também da matemática. Por exemplo, temos a lei da gravidade, lei da evolução, entre outras. Outras leis físicas que conhecemos foram estudadas por Isaac Newton e nos diz que: a primeira lei de Newton ficou conhecida como lei da inércia, ela trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, ficou conhecida como princípio fundamental da dinâmica, e aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, etc. Essas leis citadas, mesmo sem nosso conhecimento, estão presentes e nos indicam caminhos para percorrer para quem sabe sanar algumas deficiências investigadas. Por exemplo, nosso corpo precisa se movimentar para manter-se saudável, ou seja nosso sangue tem que circular por toda parte do corpo. Então, se o paciente é uma pessoa sedentária e sofre desse mal, talvez seria necessário, além da correção dos sintomas por medicamentos necessários ou suplementação, iniciar, com apoio de um profissional da área, um programa de condicionamento físico.  

Certamente, precisamos entender que tudo em nosso planeta se movimenta, evolui, as plantas crescem, mas necessitam de nutrientes retirados do solo, do sol para fazer a fotossíntese, da água, etc. Na nossa vida também encontramos tudo isso na natureza, tais como, água, a vitamina D3 também chamada de vitamina do sol, outras vitaminas e minerais presentes nos alimentos, as proteínas das carnes, entre outras de que necessitamos. Mas, se não praticarmos complementarmente as atividades físicas com certa regularidade, podemos sofrer alguns distúrbios pela inércia, pois nosso corpo necessita de movimentar-se para se manter saudável. 

Os exames, seus resultados e o nosso corpo físico
Quase todo profissional habilitado, aufere nossa pressão, ausculta nosso pulmão, entre outros procedimentos médicos e, muitas vezes nos faz perguntas sobre os sintomas que estamos sentindo, entre outros questionamentos necessários para saber dos males ou da doença que nos aflige. Quando ele usa desses recursos, como o desfibrilador, uso do oxímetro, do estetoscópio,  entre outros instrumentos a seu critério, o profissional está investigando aspectos médicos regulados também pelos números da matemática, que se, não estiverem no padrão normal indicam anormalidades. Por exemplo, citamos a pressão alta, pressão baixa, falta de ar, ou falta ou excesso de nutrientes, consumo excessivo de  álcool, ingestão de sal, açúcares, gorduras, ou até mesmo a falta ou excesso de atividades físicas, etc.   

No entanto, necessitamos entender que o nosso corpo funciona como uma "máquina perfeita", e reafirmamos que ele segue e obedece todas leis da física, da  química e da matemática, com sua limitações. Por exemplo, para o sangue percorrer todo nosso corpo, incluindo coração, pulmão, demais órgãos e extremidades, ele necessita ser bombeado pelo coração, se apresentar na forma líquida, ter viscosidade normal, etc. levando a toda parte do corpo, os nutrientes necessários para que nosso organismo os receba e fique saudável. Quando isso não funciona adequadamente, a dita "máquina perfeita", que foi projetada por Deus, pode necessitar de alguns reparos que são corrigidos pelos medicamentos, suplementos ou até, por uma alimentação saudável, e em outras ocasiões específicas, talvez, uma cirurgia para por fim aos sintomas e aos nossos problemas de saúde. Contudo, se não mudarmos os maus hábitos, que nos levaram aos problemas de saúde que nos aflige, isso pode com o tempo, voltar a retornar com as doenças e os sintomas ora detectados. 

Podemos afirmar que esses bons nutrientes de que necessitamos, numa situação de normalidade digestiva, entram pela boca na forma de alimentos saudáveis e nosso organismo irá efetuar reações digestivas, utilizando-se do suco gástrico que fica em nosso estomago e, até no nosso intestino, utilizando-se de enzimas e de outras reações, que são capazes de digerir e absorver os nutrientes vitais. Tudo isso em consonância com as leis que regem nosso organismo e que são estudadas pela física, química, matemática, entre outras ciências. Nada funciona sem obedecer essas citadas leis que conhecemos. Pode-se observar que o sangue para descer aos nossos membros inferiores e retornar ao coração, necessita de energia, para ser bombeado satisfatoriamente. Por exemplo, como o sangue vai subir a nossa cabeça e levar os nutrientes para as células e nutrir os neurônios, se existe a lei da gravidade, que faz com que tudo se volte ao patamar mais baixo. São questionamentos que são resolvidos pelos diversos órgãos do nosso corpo, comandados pelo coração, que funciona como uma bomba e pelas válvulas, artérias e veias ligadas a um sistema circulatório muito eficiente. Quando isso não ocorre satisfatoriamente, podemos sentir dores, entre outros sintomas diversificados que deverão ser tratados por um profissional médico habilitado. 

Hoje sabemos que o nosso cérebro e intestino são órgãos importantíssimos do nosso corpo, pois o cérebro comanda todos demais órgãos, enquanto que é no nosso intestino que ocorre todas reações químicas e físicas ligadas a todo corpo humano e que sua microbiota e metabolitos modula processos cerebrais e comportamentais que estão sendo estudados por muitos pesquisadores atualmente. 

Podemos citar outros sistemas que nosso corpo comporta, como, por exemplo, no caso dos rins, que filtra os líquidos do nosso corpo, etc.  Existem vários sistemas que funcionam em nosso corpo, como sistema digestivo, nervoso, esquelético, urinário, entre outros. E, todos eles deverão funcionar e trabalhar adequadamente, para que nosso sistema geral fique saudável e aja de forma normal.

Outro fato que já citamos são os ligados a alimentação que fornece os "combustíveis" para que nossa "máquina" funcione de forma saudável. Exemplo, se faltar cálcio, nossos ossos poderão se descalcificar e em consequência, nosso esqueleto, sofrerá diversos problemas decorrentes desse desgaste.  Se faltar água, isso afetará nossos rins e diversos órgãos do corpo podem se danificar, causando doenças e sintomas decorrentes dessas anormalidades. Mas, onde entra os números nesses sistemas e no funcionamento adequado do nosso corpo?      

A probabilidade é uma importante área da matemática que pode nos indicar para quais caminhos estamos seguindo, ou seja, por exemplo, em quanto tempo poderemos chegar a um destino, ainda, nas pesquisas eleitorais qual ou quais candidatos tem maiores chances de se eleger, etc. então, analisando os dados coletados, podemos concluir algo interessante acerca do que queremos saber. Na área da saúde, esse conhecimento pode ser utilizado para amenizar problemas e até salvar vidas. Entretanto, esses números embora sejam importantes, os resultados também dependem em muito do nosso estilo de vida, da alimentação e do estado emocional. 
Para alguém, com uma idade avançada, a probabilidade matemática de ficar doente ou ser acometido de algum distúrbio é maior, pois nosso corpo é uma máquina que com o passar dos tempos, vai se desgastando e certamente necessita de alguns reparos e cuidados que seu médico pode analisar e prevenir. Dessa forma, seus hábitos de vida, os nutrientes que você utiliza diariamente, os suplementos  e inclusive o histórico familiar podem nortear uma vida saudável e eventuais problemas de saúde. Assim muitos médicos e especialistas da saúde usam dos números coletados em amostras e da matemática estimando probabilidades nas varias faixas etárias,  que vão indicar qual a probabilidade do seu paciente detectar ou contrair uma determinada doença e, no caso de seu resultado ser positivo ou negativo, quanto é possível confiar nesses cálculos, para que o paciente tenha ou não uma possível doença investigada estar instalada ou prevenir sua contração num determinado intervalo de tempo. Certamente essas respostas são úteis para iniciar um tratamento precoce, que pode ajudar as pessoas e os pacientes nesse propósito ou projeto de saúde. 

Para muitos estudiosos e especialistas, a ocorrência de risco para alguns pacientes envolve os números, cálculos e uma correta interpretação dos resultados e gráficos, de estimativas de risco. Algumas respostas apoiadas em conhecimentos matemáticos, podem indicar aos profissionais da saúde, estar iniciando um tratamento ou finalizando procedimentos adotados para beneficiar todos envolvidos nesse processo. 

Também muitos cálculos que a matemática apresenta, poderão ajudar numa tomada de decisão, e vão desde as doses de medicamentos, que são muitas vezes calculadas em função do peso ou da superfície corpórea dos pacientes envolvidos, quanto em cálculos probabilísticos indicar a imunização de uma população, como por exemplo, no caso do covid - 19, assim como nas vacinas da gripe, etc. Contudo sabemos que alguns pacientes e pessoas mais sensíveis podem responder de modo diverso a tratamentos semelhantes. Então podemos concluir que a medicina é uma ciência quantitativa, que apresenta subjetividade ou seja, cada paciente tem suas peculiaridades e certamente necessita de ações individualizadas requerendo cuidados especializados, mas não exata como a matemática e a física por exemplo, em que os resultados são sempre engessados ou seja não mudam de acordo com a população analisada.

A Nutrição e a Matemática
Na medicina e suas especialidades já vimos que os números ajudam a entender e até a resolver diversas condições de saúde dos pacientes. Por exemplo, a classificação do estado nutricional de uma pessoa pode ser realizada por meio de muitos índices, um deles que conhecemos são denominados índices antropométricos. Por exemplo, o IMC é um índice muito conhecido e utilizado e que leva em consideração o peso e a altura, entre outros 
São esses índices que auxiliam os profissionais dessa especialidade da medicina para propor soluções, apresentar estatísticas, sugerir dietas, etc. Vejamos os mais conhecidos e utilizados: 1) IMC que indica o sobrepeso, a obesidade e seus graus, em que dividimos o peso pela altura ao quadrado, e que já foi abordado em artigo desse blog educativo e que o leitor poderá acessar e se inteirar melhor; 2) Temos o índice das calorias, entre elas, o gasto energético basal que é ditado por: (14,818 x Peso) + 486,6. Exemplo de uma pessoa com 70 kg, segundo essa fórmula, ela aponta o valor de 1.523,86 calorias. Sendo que para conhecermos o gasto calórico diário, devemos multiplicar esse valor por 1,55 que aponta, nesse caso o valor de 2361,98 calorias.  Mas essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, do sexo da pessoa, normalmente o homem tem altura maior que a mulher e necessita de maiores calorias, e também dependendo de suas necessidades. Para começar, é preciso levar em conta o peso, altura, sexo, gênero e idade, e as atividades que você pratica. Se uma pessoa pratica exercícios físicos regularmente, com certa intensidade, esse valor pode ser maior ou menor e deverá ser analisado por um profissional devidamente habilitado.

CONCLUSÃO!
Embora saibamos que a medicina e a matemática andam juntas e se complementam e que os números indicam o estado de saúde de cada paciente, ou a probabilidade de contrairmos certas doenças, nunca devemos deixar de valorizar os sintomas dos pacientes, pois cada um tem seu sistema adaptado a sua realidade, sendo que muitas vezes uma pessoa pode não sentir os mesmos sintomas de outrem. Porém, os números colhidos no exames indicam os desequilíbrios ou não em nosso corpo, sendo muito úteis para prevenção de doenças, porque saber de antemão nossas deficiências certamente vai nos alertar e corrigir eventuais anomalias. O que para um pode representar um problema enorme, para outro pode ser apenas um número que não indica nada de anormal. Ainda, existem os mais diversos tipos de exames que se utilizam da física quântica, das ondas magnéticas, da biologia, da química, e estes devem sempre estar vinculados às demais ciências que conhecemos. No caso por exemplo, dos exames de sangue, os laboratórios utilizam-se de algumas reações para conhecer certos componentes que indicam eventuais problemas e quase sempre usam tabelas com números para que os profissionais da saúde e até mesmo os pacientes possam ler e entendê-los. E, certamente esses dados são divulgados, utilizando-se da estatística que é um dos ramos mais estudados na matemática. 

Então, podemos afirmar que a estatística que é um importante conhecimento da área da matemática nos auxilia na análise e na compreensão de certas enfermidades e que certamente nos ajuda na tomada de decisões. Dessa forma a estatística pode e deve ser muito utilizado para quantificar valores e estabelecer relações, sendo muito importante em muitas áreas do conhecimento e no caso específico, de valor inquestionável para assessorar as áreas da saúde, dando uma diretriz ao profissional que cuida da saúde de seus pacientes.

Também os nutricionistas atuais vêm se utilizando dos conhecimentos estatísticos, para propor dietas e planos de emagrecimento, ou até mesmo para prevenção de certas doenças no futuro. Nem sempre cortar calorias funciona para todos porque alguns nutrientes são de extrema necessidade ao nosso corpo. Talvez balancear uma dieta, retirando alguns tipos de carboidratos e alguns alimentos inflamatórios pode ser benéficos para uma saúde perfeita. Outros alimentos como, o leite de vaca, a farinha de trigo, o álcool, os embutidos e os enlatados, entre outros são considerados ruins e devem ser evitados porque nosso corpo não consegue digeri-los de uma forma satisfatória e a médio e longo prazo esses poderão causar problemas de saúde. Então, aliar uma boa alimentação, composta de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, com a pratica regular de exercícios físicos e consumir água de acordo com que seu corpo necessita, retirando-se os alimentos inflamatórios citados, inclusive sem o consumo de cigarros, drogas e álcool pode nos propiciar boa saúde nesses tempos atuais.

Espero que esse artigo seja de grande valia a todos os envolvidos com a medicina e aos estudantes e profissionais das mais diversas áreas envolvidas nesse contexto. Grande abraço a você nosso leitor por acompanhar nosso trabalho. Se possível, pedimos que divulgue o artigo aos seus pares e amigos, para que esse conhecimento possa circular e certamente vai beneficiar a todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer