O Número Pi

Definição:

O número é uma proporção numérica que teve origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro.



Em outras palavras, se uma circunferência tem perímetro e diâmetro então ele é igual a É representado pela letra grega π. 

Essa letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, "περίμετρος", provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Outros nomes para esta constante são constante circular, constante de Arquimedes ou número de Ludolph.


Simplificando, significa a razão entre o perímetro de um círcunferência (círculo) e o seu diâmetro.

O perímetro de um círculo vale 2πR, onde R é o raio do círculo ou da circunferência.

O diâmetro vale 2R, que é o segmento que liga dois pontos do círculo passando pelo centro do círculo.

Como: A razão p/d = 2πR/2R = π ---> π é a proporção do perímetro do círculo dividido pelo diâmetro do círculo.

A principal característica do número π é a obtenção de um valor sempre igual e constante, e também um fato: o de não podermos conhecer a última casa.

O número Pi (π) que veio do alfabeto grego, foi introduzido como uma estratégia para simplificar o registro de um número muito especial e importante na Matemática.

Ao procedimento matemático, que produziu essa constante, poderemos igualar as razões entre os perímetros dos círculos e os seus respectivos diâmetros. Essa proporcionalidade permite escrever que o perímetro de uma roda gigante, dividido pelo seu diâmetro, é igual ao perímetro de uma moeda dividido pelo diâmetro dessa mesma moeda que sempre vale π.

Os Babilônios diziam que o valor do π era considerado igual a três e hoje, podemos escrevê-lo com muitas casas depois da vírgula, com as reticências informando que ele não terminou e não terminará:

π = 3,14159265358979323846...

Esse número que é irracional (ver post neste blog) é arredondado para 3,1416 ou 3,14, permitindo cálculos aproximados. No entanto, não podemos nos esquecer que nunca poderemos afirmar que o valor do é igual a 3,14. Por isso, é essencial que, no cálculo do perímetro, a letra grega π apareça para evitarmos erros.

Exemplo 1
O perímetro de uma moeda com 1,5 cm de diâmetro pode ser calculado multiplicando-se o diâmetro dessa moeda pela constante π. Poderemos registrar o perímetro como P = 1,5.π cm. E se quisermos conferir esse perímetro, contornando a borda dessa moeda com uma linha de costura, teremos que calcular esse perímetro considerando um determinado valor para π . Nesse caso, podemos multiplicar 1,5 cm por 3,14, fazendo P = 1,5 x 3,14 = 4,71 que se aproximará bastante do comprimento da linha. E, portanto, do perímetro P da moeda.

Exemplo 2
Se o raio de uma roda de bicicleta é igual a 20 cm, então qual é o comprimento do pneu que contorna essa roda?
Solução: Responderemos pelo perímetro e obteremos um valor teórico de P = 2 x (20 cm).π = 40π cm ou valor experimental de P = 2 . (20 cm) . 3,14 = 125,6 cm.

A área de um círculo








O número não aparece somente na fórmula do perímetro do círculo. A área do círculo será um conceito que colocará novamente essa constante em uma das fórmulas mais essenciais da matemática.

Sabemos que a área de um círculo poderá ser escrita como:

Área do círculo vale πR²

Exemplo 3
A roda da bicicleta, de que falamos acima, com raio igual a 20 cm, além de ter um perímetro igual a 125,6 cm, terá uma área igual a (20 cm) x (20 cm) x (π), isto é 400π cm2.
Além disso, poderá ter um valor aproximado se considerarmos um valor numérico para : 400 x 3,14 = 1256 cm2.

Os problemas que surgem na matemática envolvendo o perímetro e a área de um círculo são muitos e no entanto, talvez o mais importante é percebermos que não podemos estudar geometria sem investigar o número π .
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exercícios com resposta ao final da postagem: Funções Trigonométricas: Seno e Cosseno


1) Quanto vale o comprimento da circunferência ou dos arcos com as seguintes dimensões:
























2) Sabendo-se que o comprimento de uma circunferência vale 125,60 metros, qual a medida de seu diâmetro?

3) Calcule a área hachurada em azul na letra (a )e a área em branco em (b) das seguintes figuras:







------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta da postagem anterior(Razões Trig.no Triângulo Retângulo).

1) a) sen = 4/5, b) cos = 3/5, c) tg Â=4/3, d) sen C= 3/5, e)cos C = 4/5, f) tg C=3/4 

2) a) sen Ê = não existe(ângulo reto), b)cosÊ =idem(ângulo reto), c) tg Ê =idem (ângulo reto), d)senG=5/12, e)cosG=13/12, f)tg G=5/13

3) x=7,66

4) a) x=11,48, b) x=119,2, c) x=20, d) x=7,07, e) x=51,96, f) x=12

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bons Estudos!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. Gostei muito, me ajudou bastante no entendimento deste conteúdo escolar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer