Nosso proposito aqui é apresentar algumas questões como as retratadas logo abaixo, que são sugeridas como uma brincadeira, e que de algum modo retratam o dia a dia do ensino de matemática e por isso, poderão aguçar a curiosidade e a criatividade dos estudantes. Elas podem levar aos educandos a terem mais motivação no aprendizado da Matemática e deve ser usada a critério do professor e em algumas salas que estejam preparadas para essa descontração. Acreditamos que isso ajudará muito no relacionamento do professor com seus alunos, tornando um ambiente mais acolhedor e digamos menos "engessado".
Levar um pouco de recreação e descontração aos simpatizantes da matemática, sempre deve ser o propósito de todo educador para o aconchego e também para poder ganhar ainda mais a simpatia de seus alunos.
Veja então, alguns exemplos de questões e sugestões, que ajudarão a quebrar o gelo e que o professor poderá avaliar se a turma já têm algum conhecimento prévio ou não dos assuntos da matemática, inclusive de outras áreas do conhecimento humano.
1) O que é uma criança complexa para a matemática?
Ele respondeu que a ligaria, obviamente e apagaria o incêndio. O Matemático foi elogiado pela atitude.
Iria colocar fogo na casa, ligaria a mangueira e depois usaria o método da resposta 8 acima. Neste caso, o Matemático foi repreendido e sumariamente reprovado.
11) Filosofia de vida com a Matemática: Uso correto do mais e do menos: Sonhe mais, reclame menos. Ouça mais, fale menos. Ame mais, brigue menos. Relaxe-se mais, preocupe-se menos. Acredite mais, duvide menos ...
12) As quatro operações da Matemática para viver com alegria: Menos murmuração, mais oração, multiplique o perdão e divida o amor.
Segundo o jornalista e radialista Amilton Menezes ele diz que: "O ser humano é comunicativo por natureza. Não agüenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo para a infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da alegria de viver. É o atalho mais rápido para o nosso próximo e para Cristo, que passou pela vida, fazendo o bem. São estes os misteriosos caminhos da vida".
13) O físico afirmou: Eu estudo a teoria da relatividade, o que você acha que o filósofo respondeu?
Resposta do filósofo: Eu estudo da relatividade da teoria.
14) Adivinhação do resultado com um número qualquer pensado por seu colega:
Veja como é verdadeira essa equação: Supondo que o número que foi pensado pelo colega foi "x", então: (2x+4)/2 - x = 2
15) As curvas da Matemática que sugerem que poderia ser considerada como
as curvas da Matemática do Amor. Veja os gráficos da figura e curvas abaixo:

.........................................................................................................................................
Atenção!
![]() |
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada! |
Olha, achei muito legal, abraços!
ResponderExcluirObrigado pela visita, se gostou compartilhe!
ExcluirMuito engraçado! Vou divulgar aos meus amigos...
ResponderExcluirObrigado pela visita.
ExcluirAbraços!