Brincadeiras e Pegadinhas da Matemática!

Porque Devemos Usar  Recreação e Brincadeiras no Ensino da Matemática?

Nosso proposito aqui é apresentar algumas questões como as retratadas logo abaixo, que são sugeridas como uma brincadeira, e que de algum modo retratam o dia a dia do ensino de matemática e por isso, poderão aguçar a curiosidade e a criatividade dos estudantes. Elas podem levar aos educandos a terem mais motivação no aprendizado da Matemática e deve ser usada a critério do professor e em algumas salas que estejam preparadas para essa descontração. Acreditamos que isso ajudará muito no relacionamento do professor com seus alunos, tornando um ambiente mais acolhedor e digamos menos "engessado". 

Levar um pouco de recreação e descontração aos simpatizantes da matemática, sempre deve ser o propósito de todo educador para o aconchego e também para poder ganhar ainda mais a simpatia de seus alunos.
Veja então, alguns exemplos de questões e sugestões, que ajudarão a quebrar o gelo e que o professor poderá avaliar se a turma já têm algum conhecimento prévio ou não dos assuntos da matemática, inclusive de outras áreas do conhecimento humano.






1) O que é uma criança complexa para a matemática?











Resp: É uma criança, cuja mãe é real e o pai é imaginário.

2) O que é um urso polar?
Resp: É um urso retangular, depois de uma mudança de coordenadas.

3) Qual é o detalhe para uma curva e uma reta tangente?
Resp: Não me toque mais de uma vez!.   

4) Jesus estava pregando no Monte Sinai e um de seus discípulos argumentou: Veja que bela é a equação y = ax² + bx + c.    E perguntou do que se trata isso Jesus?  Como você acha que Jesus respondeu?
Resp: Uma parábola!



5) Por que o livro de matemática se suicidou?
Resp.: Porque ele tinha muitos problemas.

6) Um estatístico poderia enfiar a cabeça em um forno e os pés no gelo, e iria dizer que, estatisticamente qual seria  essa distribuição?
Resp.: Normal

7) Em um exame oral, a professora perguntou a um aluno: "Por que você toma o valor absoluto do exponencial e^x, com x real?". O aluno percebeu o erro e tentou "consertá-lo" dizendo o quê?
Resp.: Para torná-lo ainda mais positivo

8)  Em uma entrevista a um matemático:
O que você faria, caso visse na sua frente uma casa em chamas e  tivesse a sua disposição uma mangueira conectada com uma torneira e com muita água abundante, porém desligada?  
Ele respondeu que a ligaria, obviamente e apagaria o incêndio. O Matemático foi elogiado pela atitude.

9) E, continuando a mesma entrevista, foi feita outra pergunta: E,  se a casa não estivesse em chamas, mas a mangueira estivesse desconectada com água abundante? Como você reagiria agora?  
Iria colocar fogo na casa, ligaria a mangueira e depois usaria o método da resposta 8 acima.  Neste caso, o Matemático foi repreendido e sumariamente reprovado.

10) Os dois colegas ao lado que estudam numa escola foram reprovados  e quando repreendidos pela direção, argumentaram da seguinte forma:
Resp.: Meu advogado disse que posso processar essa escola por violar o direito de eu ser uma pessoa ignorante.

11) Filosofia de vida com a Matemática: Uso correto do mais e do menos: Sonhe mais, reclame menos. Ouça mais, fale menos. Ame mais, brigue menos. Relaxe-se mais, preocupe-se menos. Acredite mais, duvide menos ...

12) As quatro operações da Matemática para viver com alegria: Menos murmuração, mais oração, multiplique o perdão e divida o amor.  
Segundo o jornalista e radialista Amilton Menezes ele diz que: "O ser humano é comunicativo  por natureza. Não agüenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo para a infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a  rota mais segura da alegria de viver. É o atalho mais rápido para o nosso próximo e para Cristo, que passou pela vida, fazendo o bem. São estes os misteriosos caminhos da vida".

13) O físico afirmou: Eu estudo a teoria da relatividade, o que você acha que o filósofo respondeu?  
Resposta do filósofo: Eu estudo da relatividade da teoria.


14) Adivinhação do resultado com um número qualquer pensado por seu colega: 
a) Peça a ele que pense em um número;
b) Multiplique por 2; 
c) Some com 4; 
d) Divida por 2; 
e) Subtraia o número que você pensou inicialmente 
A resposta será 2 (sempre igual a metade do item "c"). 
Veja como é verdadeira essa equação: Supondo que o número que foi pensado pelo colega foi "x", então: (2x+4)/2 - x = 2 
Se você quiser outro resultado: Mude o número do item "c", por outro número par qualquer. A resposta será sempre a metade do número do item "c".

15) As curvas da Matemática que sugerem que poderia ser considerada como 
as curvas da Matemática do Amor.  Veja os gráficos da figura e curvas abaixo:


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