A Psicologia Aplicada na Matemática!

Na história da Psicologia, vemos que seu uso no ensino de Matemática tem se dado de várias formas e muitas maneiras, com perspectivas muito diferentes e cujos resultados são considerados extremamente positivos. Já no período inicial da psicologia científica, havia um enfrentamento entre os partidários de uma aprendizagem baseada na prática de habilidades matemáticas elementares e aqueles que defenderam que era necessário aprender sobre os conceitos e uma forma de raciocínio. 
Vale ressaltar que a aplicação da psicologia, em relação à matemática é uma abordagem principalmente baseada em modelos matemáticos, compostos por processos perceptivos, cognitivos, etc. Isto implica o estabelecimento de regras que se relacionam com as características quantificáveis de um estímulo com o chamado comportamento quantificável.

A psicologia matemática está intimamente relacionada com a psicometria, que nada mais são do que métodos quantitativos da psicologia, e se refere às muitas variáveis individuais, na maior parte estáticas, mas a psicologia matemática centra-se no processo de modelos de assimilação e percepção.

Somente para ilustrar, quando falamos das dificuldades dos alunos para o aprendizado de qualquer disciplina, inclusive da Matemática, a Psicopedagogia que surgiu para resolver problemas com o aprendizado de crianças, num dado contexto clínico, hoje também é tida como um dos ramos importantes da Psicologia que também vem sendo aplicada nas relações de ensino e aprendizagem, e ela busca na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outros campos do conhecimento, subsídios importantes para resolver muitos problemas que dificultam o aprendizado, propondo diversas técnicas de como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos e alunado.


A justificativa para a aplicação da psicologia matemática, aos estudos em psicologia e pedagogia é um fato sem dúvida, que é uma das causas que muito vem contribuindo para o enriquecimento de todas as ciências e, em geral, ela é explicada pela interdisciplinaridade, onde temos que a Matemática é aplicada em muitos outros campos do conhecimento, tendo em vista que usamos os números, frações, porcentagens, equações, probabilidade, entre outros, em disciplinas importantes como: Química, Geografia, Física, Engenharia, etc. 

Como sabemos que a psicologia é o estudo científico das relações entre processos mentais, emocionais e do comportamento, ela certamente vai ajudar na forma de organização do pensamento matemático, o qual sabemos que é muito abstrato e tem ocasionado grandes dificuldades de aprendizado para uma grande parte dos discentes. Elucidamos que Matemática e psicologia estão ligadas por três formas principais:







1. A primeira e uma das mais importantes é a que trata do estudo da cognição matemática, ou seja, quando e de que maneira se dá, o desenvolvimento do cérebro, a aquisição e aplicação do conhecimento matemático;
2. A segunda, não menos importante, investiga os sentimentos e atitudes em relação à matemática e aí entra o fantasma do medo excessivo em relação a Matemática, como ele surge na vida do estudante e pode causar verdadeiro pânico e ojeriza por esta disciplina ;
3. E a terceira, trata-se das  estatísticas particulares, usadas como uma ferramenta profissional para quantificar e analisar seus resultados científicos.

Ambas ciências se complementam e podemos ver também, que muito da Matemática vêm sendo aplicado satisfatoriamente em relação à Psicologia, por exemplo, como suporte principalmente, para a  criação e revisão de testes Psicométricos, quando a psicologia pode usar dos muitos conceitos, como estatísticas, porcentagens e probabilidades no tratando dos processos cognitivos que alguns indivíduos apresentam ao se submeterem ao tratamento psicológico. Por outro lado e complementando, inferimos que os estudos da psicometria, o qual é considerado um ramo da psicologia, que ele visa medir os aspectos psicológicos de uma pessoa, tais como as habilidades mentais, as dificuldades cognitivas e de conhecimentos, entre outros traços de personalidade.  Então, vemos o quanto a psicologia têm proporcionado de ajuda para o entendimento das causas que dificultam e atrapalham o rendimento do aprendizado escolar. 

Enfatizamos que a Matemática surgiu como uma necessidade do homem, criando os símbolos matemáticos para quantificar e facilitar a linguagem matemática. Como esta disciplina hoje ensinada é considerado por muitos como algébrica e até abstrata, a sua filosofia de ensino tem sido vista por muitos, como uma necessidade eminente indiscutível, dada a extrema importância dela para a vida, ao mesmo tempo em que alguns poucos a consideram extremamente difícil e por vezes até chata, e por isso, ela tem causado muitos transtornos psicológicos aos muitos envolvidos que não a entendem e partem para o ataque. Para saber mais sobre a filosofia da matemática, acesse nosso post chamado: A Filosofia Aplicada na Matemática!

Alguns alunos têm relatado muito medo ou chegam até a sofrer da síndrome do pânico, quando são submetidos a provas e testes matemáticos, os quais podem chegar até a faltar aos compromissos nestas ocasiões ou mesmo sentir calafrios e sudorese quando são cobrados para obterem resultados, e estes talvez necessitem de acompanhamento psicológico para sanar tais dificuldades.  Muitos destes sintomas também são atribuídos infelizmente aos muitos pseudo matemáticos que se consideram super inteligentes e que tratam seus alunos como meros ignorantes que nada sabem, como podemos observar em nossa matéria chamada O Algebrismo no Ensino de Matemática, que já foi publicada neste Blog e que recomendamos acessar.

CONCLUSÃO:
Na opinião deste modesto blog, a psicologia ajuda e muito a entender como se dá o processo de ensino e aprendizagem. É certo que em todas as escolas deveriam e algumas já possuem o acompanhamento de um profissional da psicologia para tratar de casos de desvios educacionais e resolvendo muitos conflitos entre alunos, pais e demais envolvidos neste processo. 
Se ficou alguma dúvida sobre a matéria, deixe seu recado que vamos responder no menor prazo possível.
Espero que tenham gostado do tema e se puder contribuir com sua opinião ou sugestão, deixe seu comentário ao final da matéria.
Ajude-nos na divulgação deste espaço, compartilhando nossos conteúdos com seus amigos, através das redes sociais, cujos atalhos se encontram ao final do post ou mesmo divulgando nosso endereço a todos. 
Desde já, agradecemos sua visita e apoio. Muito Obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. É difícil psicóloga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caro leitor(a). Na nossa opinião, com tantas crises e catástrofes que estamos enfrentando, as relações humanas estão afetadas e se refletem no aprendizado. Então seria muito importante o trabalho desses profissionais, cuidando da parte emocional nas escolas. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer